O gato malhado e a andorinha Sinhá: Uma história de amor

O gato malhado e a andorinha Sinhá: Uma história de amor

O gato malhado e a andorinha Sinhá: Uma história de amor

O gato malhado e a andorinha Sinhá: Uma história de amor

eBook

$5.99 

Available on Compatible NOOK Devices and the free NOOK Apps.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

O temperamento do Gato Malhado não era nada bom: bastava aparecer no parque para todos fugirem às pressas. E ele não se importava mesmo com os outros, ia tocando a vida com a indiferença habitual. Até que, chegada certa primavera, o Gato nota que a Andorinha Sinhá não tem receio algum dele.
Foi o suficiente para que dali nascesse a amizade dos dois, que se aprofunda com o tempo. No outono, os bichos já viam o Gato com outros olhos, achando que talvez ele não fosse tão ruim e perigoso, uma vez que passara toda a primavera e o verão sem aprontar. Durante esse tempo, até soneto o Gato escreveu. E confessou à Andorinha: "Se eu não fosse um gato, te pediria para casares comigo". Mas o amor entre os dois é proibido, não só porque o Gato é visto com desconfiança, mas também porque a Andorinha está prometida ao Rouxinol.
Jorge Amado colheu a história desse amor impossível de uma trova do poeta Estêvão da Escuna, que a costumava recitar no Mercado das Sete Portas, em Salvador, e a colocou no papel com o tom fabular dos contos infanto-juvenis em 1948, quando vivia em Paris. Não era uma história para ser publicada em livro, mas um presente para o filho, João Jorge, que completava um ano de idade. Guardado entre as coisas do menino, o texto só foi reencontrado em 1976. João Jorge entregou então a narrativa a Carybé, que ilustrou as páginas datilografadas. Jorge Amado deu-se por vencido: o livro foi publicado no mesmo ano.
O texto foi adaptado mais tarde para teatro e balé. Esta nova edição preserva as ilustrações magníficas de Carybé, que foram inseridas em novo projeto gráfico de Kiko Farkas. A escritora Tatiana Belinky, grande fã de Jorge Amado assim como deste livro, foi convidada para escrever o posfácio.

Product Details

ISBN-13: 9786557820995
Publisher: Companhia das Letrinhas
Publication date: 01/11/2021
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 128
File size: 36 MB
Note: This product may take a few minutes to download.
Age Range: 9 - 11 Years
Language: Portuguese

About the Author

Jorge Amado dizia ser contador de histórias, mas foi muito mais. Nascido em 10 de agosto de 1912, em Itabuna, na Bahia, filho de João Amado de Faria e Eulália Leal, aos dois anos Jorge mudou-se com a família para Ilhéus, onde passou a infância, perto do mar e das plantações de cacau. Aos dez anos, foi mandado para um internato em Salvador, e lá descobriu os livros. Na década de 1930 transferiu-se para o Rio de Janeiro: estudou direito e conheceu escritores, artistas e intelectuais. Lançou seu primeiro romance, O país do Carnaval, em 1931. Entre 1937 e 1945, período em que vigorou a ditadura conhecida como Estado Novo, Jorge teve intensa atividade política, sofreu censuras, perseguições e chegou a ser preso algumas vezes. Foi eleito deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro em 1945. Nesse ano, ele se casou com Zélia Gattai, com quem teve dois filhos, João Jorge e Paloma, e viveu até seus últimos dias.
Jorge Amado lançou mais de trinta livros, publicados em mais de cinquenta países e adaptados para o cinema, o teatro e a televisão. Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1961, e ganhou alguns dos maiores prêmios da literatura em língua portuguesa. Morreu em 2001, dias antes de completar 89 anos.

From the B&N Reads Blog

Customer Reviews